POR QUE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE PRECISA SER PRIORIDADE? ENTENDA!
Ouvimos falar frequentemente em experiência do cliente. Mas, o que isso significa? A experiência do cliente contempla diversos elementos, mas ela envolve essencialmente a percepção que o cliente tem da sua empresa.
Alguns vendedores acreditam que se oferecerem produtos de alta qualidade aos seus clientes, garantirão uma boa experiência. Porém, não é bem assim! Existem muitos fatores que podem fazer toda a diferença e garantir a satisfação com seu atendimento.
Pensando em ajudar você a aprimorar o seu trabalho, falaremos mais sobre a importância da experiência do cliente e suas vantagens. Acompanhe!
O que é experiência do cliente?
A experiência do cliente é a impressão que os consumidores têm da empresa de modo geral, em todas as etapas da sua jornada de compra. Para compreender o que é a experiência do cliente, você pode levar em consideração que em todos os canais de comunicação entre o vendedor e o cliente existe um conjunto de ações e sentimentos, que serão usados para mensurar a satisfação.
Gerenciar a experiência é uma das tarefas mais importantes para um bom vendedor. Tudo o que você faz contribui diretamente para esta percepção, incluindo a forma como você se comunica e explica sobre as diferentes peças, o que ajuda no processo de decisão.
Qual é a importância de prezar pela boa experiência do cliente?
Oferecer uma experiência positiva é extremamente importante para o sucesso de qualquer venda, pois um cliente feliz tende a se tornar fiel, o que ajudará a aumentar suas vendas.
Além disso, a sua atenção e o profissionalismo na sua argumentação de venda vão contribuir para a divulgação do seu trabalho, por meio do marketing boca a boca — ou seja, as indicações.
Quais são as vantagens de uma boa experiência do cliente?
São muitos os benefícios de uma boa experiência do cliente para quem quer fazer parte do grupo de melhores vendedores. Listamos algumas a seguir:
Maior retenção de clientes
O impacto do seu trabalho com a experiência do consumidor na retenção de clientes é direto. Isso porque, quanto maior a sua satisfação, mais as pessoas comprarão de você.
Maior valor da marca
O valor da marca é um termo de marketing que descreve como os consumidores consideram determinada empresa. E esse conceito tem mais a ver com emoções, sabia?
Ao cumprir promessas, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, saber lidar com pedidos de desconto e ter uma atitude responsiva, você estará construindo um valor positivo da loja. O resultado é que você conquista seus clientes e aumenta suas vendas de forma expressiva.
Agora você sabe como a experiência do cliente é importante para fechar mais vendas. Com as informações que apresentamos, você conseguirá aprimorar o seu trabalho e ter mais sucesso em vendas.
Vale ressaltar que os consumidores estão cada dia mais exigentes e com expectativas maiores. Inclusive, o marketing boca a boca tem seu impacto aumentado com a tecnologia, que potencializa as conexões entre as pessoas.
Deseja continuar o seu processo de melhoria no atendimento? Deixe seu comentário .